7. A SANTIFICAÇÃO E A LIBERTAÇÃO
 “Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância; pelo contrário, sejam santos em tudo o que fizerem, assim como Deus, que os chamou, é santo. Porque está escrito: Sede santos, porque Eu Sou Santo”. (1 Pe 1:14-16)
Santo: Que vive segundo a lei divina; essencialmente puro; inocente; imaculado; bem-aventurado; sagrado; consagrado a Deus.
 A palavra de Deus nos diz para não nos conformarmos com este mundo, no sentido de “tomarmos a forma”. Nossos parâmetros de linguagem, vestimenta, sentimentos, hábitos e pensamentos devem ser remodelados conforme as escrituras. (2 Cor 5:17)  Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo... Peça ajuda do Senhor!
 ·        Isaías 41:13  Porque eu, o SENHOR, teu Deus, te tomo pela tua mão direita e te digo: Não temas, que eu te ajudo.
 7.1 - SEPARAÇÃO
Separação: Ato ou efeito de separar; divisão; afastamento; quebra de união.
 A.     Ninguém pode servir a dois senhores...Tomem uma posição diante de Deus, com respeito ao seu lar. A quem ele está servindo? Quando o Espírito Santo o incomodar sobre algum objeto dentro de sua casa, ore ao Senhor e tenha a certeza de que Ele está requerendo a limpeza de sua casa, separando o Santo do profano.
 ·        Ez 44:23 - A meu povo ensinarão a distinguir entre o santo e o profano e o farão discernir entre o imundo e o limpo.
·         Tiago 3:12 –... por acaso pode uma figueira dar azeitonas ou um pé de uva dar figos? Assim, também, uma fonte de água salgada não pode dar água doce.
 ·        Mateus 6:24 - Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de odiar um e amar o outro ou se dedicará a um e desprezará o outro.
 à 7 voltas ao redor da minha casa...
 1- Que tipo de músicas ouvimos em nossa casa ? Bossa nova? MPB ? R.R.C.?
2- Que tipo de adornos (enfeites) embelezam a nossa casa ? Duendes? Fadinhas?
3- Que tipo de móveis temos dentro de nossa casa ? Barzinho? Barril?
4- Que tipo de leitura estamos fazendo em nossa casa ? PlayBoy? Carícias?
5-Que tipo de programa assistimos em nossa casa? Xuxa? PokeMon? ZorraTotal?
6- Que tipo de roupas estamos usando? Sensuais? Estampas do mal (caveiras)?
7- Que tipo de palavreado estamos usando em casa? Palavrões? Murmuração?
 B.      Em nosso lar devemos aprender a separar o “joio” do “trigo”, nos alimentando com o que realmente nos fortifica. Devemos “semear” sementes abençoadas e arrancar as de amargura. Não podemos evitar que o pássaro negro sobrevoe a nossa cabeça, mas, podemos impedi-lo de fazer ninho nela. Toda a semente plantada em nosso lar nascerá quer seja boa ou má. Faça sua escolha!
·        Gal 6:7 - Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também colherá.
·        Jr 4:3 - Porque assim diz o SENHOR aos homens de Judá e Jerusalém: Lavrai para vós campo novo e não semeeis entre espinhos.
 7.2  - LIBERTAÇÃO
Libertar: Tirar da prisão, da sujeição, da escravidão; livrar; escapar; dar liberdade.
 A.     Se o seu lar ainda está “aprisionado” em alguma área, você precisa utilizar os instrumentos de batalha que o Senhor nos disponibiliza. O Senhor nos separou e nos deu por herança uma terra fértil, devemos lutar para que o inimigo não nos roube.  Convoque o seu exército (família) e lute pela sua casa.
 ·        Lv 20:24 - Mas já prometi que vou dar aquela terra a vocês, e vocês possuirão uma terra boa e rica. Eu sou o Eterno, o Deus de vocês; eu os separei dos outros povos.
 ·        Ex 10:26 - E também o nosso gado há de ir conosco, nem uma unha ficará.
·        Lc 4:18 - enviou-me para proclamar libertação aos cativos
 B.     Aquele que cala consente... Este ditado popular tem fundamento bíblico. Concordar com as circunstâncias é o mesmo que aceitar as correntes do inimigo aprisionar o seu casamento. O Diabo deseja enfraquecer e dividir a sua casa, pois ele sabe que família dividida não subsiste. Não aceitem a enfermidade, o desânimo e o pecado com naturalidade em sua casa, tenham fé nas promessas do Senhor e declare a sua vitória em nome de Jesus.
·        Num 30:7 - e, se o marido, sabendo disso, não disser nada, então serão válidos seus votos, ela deverá fazer tudo o que prometeu ou jurou.;
·        Mt 12:25 - Todo reino dividido contra si mesmo é devastado; e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá.
·        Sl 103:3 - Ele é quem perdoa todas as tuas iniqüidades; quem sara todas as tuas enfermidades.
 ·        1 Cor 15:57 - Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo.
 7.3  - ARMAMENTOS ESPIRITUAIS
Armamento: conjunto de armas; aparato de guerra; equipamento de guerrilha.
Ef: 6:12 - porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.
Ef 3:13-18 - Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau... Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça. Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz; embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno.  Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;  com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos
à Arsenal bélico do Cristão
 1.      - Cinto: o que rodeia, o que sustenta: Verdade.
·        A mão direita do Senhor, Jesus é a verdade. 
2.      - Couraça: Proteção, armadura para o corpo: Justiça de Deus.
·        Cobre o seu peito, seu coração, sua fortaleza.
3.      - Botas: Proteção para os pés e pernas: Evangelho da paz.
·        Protege o seu caminhar, santifica o solo que você pisa.
4.      - Escudo: Proteção contra dardos e golpes de lança ou espada: Fé.
·        Protege contra o desânimo, mantendo a sua esperança e perseverança.
5.      - Capacete: Proteção para a cabeça: Certeza da salvação
·        Cobre e purifica a sua mente e seus pensamentos.
6.      - Espada: Arma pontiaguda de dois gumes para ataque: Palavra de Deus.
·        Arma que dá autoridade para enfrentar e derrotar o inimigo.
7.      - Radar: Aparelho usado para detectar o inimigo: Oração e Súplica.
Sempre alerta, vigiando e orando.
8.      - Rádio: Aparelho usado para comunicação com o Quartel: Espírito Santo.
·        Sempre em comunicação com o General, recebendo instruções.