4. A ORAÇÃO
 Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos, e orou, com fervor, para que não chovesse sobre a terra, e, por três anos e seis meses, não choveu. E orou, de novo, e o céu deu chuva, e a terra produziu seus frutos”. (Tiago 5:17-18)
Oração: Discurso; sermão; súplica religiosa; prece.
Encontramos esperança quando lemos que o grande profeta Elias era ser humano sujeito aos mesmos problemas que nós e, mesmo assim tinha uma oração poderosa. Em Lucas 11:1-10, Jesus Cristo nos ensina a orar, então podemos aprender! Não é fácil. Exige disciplina e persistência, Elias era um homem de oração incessante, por isto Deus abençoava suas súplicas.
·        Rm 8:26 b - Porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira...
 4.1  - PARTES DE UMA ORAÇÃO EFICAZ
 
Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome.
 
Adorando a Deus e exaltando seu santo Nome.
Venha o teu reino
Aliança com a soberania de Deus, a espera da eternidade.
Seja feita a Sua vontade na terra como nos céus
Submissão à vontade de Deus em todos os lugares.
Dá-nos o pão nosso de cada dia
Pedindo a provisão com humildade
 
Perdoai os nossos pecados como nós temos perdoado os nossos devedores
Confissão e perdão aos devedores e ofensores
Não nos deixe cair em tentação, mas livra-nos do mal.
Confiança, Vigilância e libertação.
 
Porque teu é o reino, o poder, e a glória para todo o sempre.
 
Reconhecimento do poder e da glória eterna de Deus.
Amém
 
Assim seja. Fé incondicional.
 
  • 1 Cr 4:10 - Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Oh! Senhor tomara que me abençoes e me alargues as fronteiras, que seja comigo a tua mão e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido.
 
  • Hab 3:17-18 - Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no SENHOR, exulto no Deus da minha salvação.
 A.     A oração é um ato de intimidade nossa com Deus, este período deve ser dirigido pelo Espírito Santo. Não podemos deixar acumular as nossas petições para apresenta-las ao Senhor. Faça isto diariamente.
 ·        Dan 6:10 b – Daniel...três vezes por dia, se punha de joelhos, e orava, e dava graças, diante do seu Deus
 
  • Fil 4:6 - Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.
 
4.2  - ORAÇÃO DO CASAL
 A. Quando nos casamos passamos a ser uma só carne com o nosso cônjuge, por isto, devemos como casal reservar um momento diário de oração juntos. Precisamos fechar as “brechas” do nosso matrimônio, colocando diante de Deus – como casal – as nossas ansiedades.
 
  • Gen 2:24 - Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.
B. No momento da oração juntos, os cônjuges devem respeitar as orações um do outro, não corrigindo muito menos pedindo que Deus o trate em uma área específica (que ele pare de beber... que ela pare de gastar... etc.). A oração do casal deve ser feita para a família como um todo: filhos, projetos, recursos financeiros, liderança, etc. Subam juntos ao altar do Senhor e desçam também juntos.
 
  • 1Cor 7:16 - Pois, como sabes, ó mulher, se salvarás teu marido? Ou, como sabes, ó marido, se salvarás tua mulher?
 
  • 1Cor 7:14 - Porque o marido incrédulo é santificado no convívio da esposa, e a esposa incrédula é santificada no convívio do marido crente. Doutra sorte, os vossos filhos seriam impuros; porém, agora, são santos.
 
4.3  - IMPORTÂNCIA DA ORAÇÃO A DOIS
A. O acordo entre dois na terra, será atendido pelo nosso Pai (Mt 18:19), as nossas armas não são carnais, mas poderosas em Deus, para destruir fortalezas (2Cor 10:4). Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles (Mt 18:20). Somos dois em número, mas, uma só carne em Cristo, portanto, nosso cônjuge deve ser o nosso esteio, nosso aliado até mesmo nas lutas espirituais. Não entre nesta batalha sozinho, convoque o seu cônjuge.
  • Jer 32:39 - Dar-lhes-ei um só coração e um só caminho, para que me temam todos os dias, para seu bem e bem de seus filhos.
 
  • Gen 5:2 - homem e mulher os criou, e os abençoou, e lhes chamou pelo nome de Adão, no dia em que foram criados.
 
  • Gn 2:18 - Disse mais o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea.