O perseguidor: perseguido, alcançado e abatido...

TEXTO ( Atos 9:1-20 )

 

Saulo era um homem correto, íntegro, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, um hebreu nato. Seguidor fiel da lei, um obreiro ativista de caráter irrepreensível. No (v1) diz que ele respirava ameaças. Seu coração era endurecido, tinha uma aversão aos cristãos em detrimento de sua religiosidade. Mas, este legalista tem um encontro com Jesus, e é derrubado de seu cavalo à caminho de Damasco. Podemos retirar algumas lições interessantes sobre este episódio de conversão do então Saulo de Tarso.

 

- Tudo que fazemos para agradar ao Senhor, deve ser feito com amor. Qualquer motivação contrária não alegra o coração de Deus. (1Cor 13)

 

- O zelo religioso e o legalismo cristão, nos levam a praticar o mal.  Saulo era um zeloso fariseu, entendendo que sua perseguição aos cristãos o tornaria um homem bom e reconhecido pelos seus líderes religiosos.

 

- Quando Deus escolhe alguém, ele persegue, alcança e o abate. Por mais céltico que seja, por mais poderoso ou influente que possa ser, será rendido por Deus.

 

- Estando no chão e sob a luz do Senhor, somos confrontados: com os nossos pecados e erros. Em 1Tim 1:15, (Saulo) reconhece que é um pecador, apesar de nesta data, já estar convertido ao Senhor. Esta conversão é retratada pelas mudanças na vida de SAULO...agora chamado, o apóstolo PAULO. Veja os versos abaixo:

 

- (v11) Diz que Ananias, o encontra orando. Oração é sintoma de conversão. Quanto mais oração, mais intimidade com Deus. Você tem orado nestes dias?

 

- (v15) Diz que Paulo é vaso escolhido por Deus. Independente do seu passado, quando Deus escolhe alguém é porque tem uma obra para este realizar.

 

- (v16b) Paulo é informado o quanto deve sofrer pelo Nome de Jesus. Ler Mat 5:11

 

- (v17b) Paulo é cheio do Espírito Santo. Deus prepara o vaso, capacita e reveste com poder para batalha. Você quer ser cheio do Espírito Santo para ser usado?  

 

- (v20) Diz que Paulo pregava, afirmando que Jesus é o filho de Deus. Se você crê em Jesus, fale isto para alguém ainda hoje.  Pregar é dizer...EU CREIO em Jesus Cristo!

 

Quão formosos são os pés, sobre os montes, dos que anunciam as boas novas!

 

Pr. Pedro Noia e Igreja