O Mel amargo !

TEXTO (Juízes 14:5-11)

 

Sansão é personagem de uma história Bíblica muito conhecida, que envolve força, paixão, traição e muito sofrimento. 

 

Mas, porque isto aconteceu com Sansão, um juiz escolhido por Deus ?

 

1º - (v7) Ele saiu do caminho: Se distraiu com algo diferente! Seu alvo foi desviado. A tradução da palavra pecado é “errar o alvo”. Jesus é o caminho, nada mais pode nos levar a Deus. O que tem atraído sua atenção e feito você sair do caminho ?

 

2º - (v9) Ele tocou no cadáver: Como nazireu, Sansão tinha uma aliança com Deus, e segundo as regras da época, ele não poderia tocar em coisas mortas. Muitas pessoas hoje têm retirado “mel” (coisas doces, benefícios, dinheiro, posições) de dentro de coisas podres (mentiras, propinas, sonegação - pecado).  E, todo aquele que “toca”, ainda que diga: ”não vou comer” , sempre acaba se contaminando com a sujeira e o mal cheiro do pecado. A Bíblia diz em Prov 5:3-4 Os lábios da mulher imoral podem ser tão doces como o mel, e os seus beijos, tão suaves como o azeite;  porém, quando tudo termina, o que resta é amargura e sofrimento”

 

Não se iluda com a doçura do mel, antes de prová-lo, procure saber a sua procedência. De onde vem este manjar? Quem abriu esta porta ?

 

3º - (v10) Imitou as coisas do mundo: Não podemos deixar os valores do mundo se tornarem nossos parâmetros de vida... A Bíblia diz que “não devemos imitar o mundo, pelo contrário, devemos renovar a nossa mente, para então, experimentarmos a boa, perfeita e agradável vontade do Pai” (Rom 12:2)

 

Ainda que todos estejam fazendo “assim ou assado”, busque a Deus e procure saber, se esta, é à vontade Dele para sua vida. Sansão não deveria se banquetear e embriagar com jovens que não temiam a Deus. Frases como “todo mundo faz isto”, são ditas cotidianamente por pessoas que buscam no coletivo, uma permissão para pecar.

 

Paulo adverte em 2Cor 6:14 “não há sociedade entre as trevas e a luz...”. Deus não aceita o pecado como fonte de benção. Tudo que você constrói sobre areia – fora da Palavra de Deus – mais cedo ou mais tarde lhe trará prejuízos. 

 

Medite na Palavra de Deus, (Sal 119:103)...Ela é mais doce do que o Mel.

 

                      

Pr. Pedro Noia