Decisões Firmes no Coração
TEXTO (Daniel 1:8)
 
Daniel era um jovem, filho da nobreza Judaica, que aos 14 anos de idade,  foi levado cativo para babilônia. O verso (5) diz que, durante 3 anos seria preparado  para servir, como escravo, ao rei caldeu Nabucodonosor. Dentro desta situação desfavorável, longe de sua Pátria, o menino Daniel decidiu com firmeza, não participar dos deleites reais.
 
        Que decisão importante na vida deste Jovem Profeta de Deus. Apesar dos riscos que correria, Daniel “assentou em seu coração” uma decisão firme, um posicionamento diante de um governante pagão. Não se assentaria na mesa dos escarnecedores (Sal 1:1)
 
        Daniel tinha um compromisso maior com Deus, e isto lhe era mais importante, que agradar aos caprichos do rei. Você está preparado para tomar decisões firmes, ainda que as circunstancias sejam desfavoráveis ?
 
        Decisões sempre, são atitudes que permeiam nossa emoção, raciocínio e espiritualidade. Decidir, não se contaminar, não se misturar, não ser como os incrédulos, é um mandamento do Senhor. Paulo nos exorta em Rom 12:2 a “não nos conformarmos com este mundo”, ou seja, não tomarmos a forma. O apostolo Pedro (1Pe 1:16)  diz, que devemos ser “santos” (separados) porque nosso Deus é Santo.
       
         Quanto ao vinho, Daniel sabia que  embriagado, não manteria sua decisão firme, e muito provavelmente, se deixaria ser laçado pelos prazeres da carne. A Bíblia diz que no vinho há dissolução (perversão), e nos orienta a evita-lo (Ef 5:18).
 
        Quando pactuamos com Deus, e tomamos decisões sólidas, Ele nos concede misericórdia (v9). Primeiro vem a nossa decisão, em seguida, a Benção do Senhor. Não podemos esperar os sinais para crer, devemos crer, para que venham os sinais.
                                   
        O Capítulo 2 verso 48, mostra os resultados da fidelidade de Daniel para com o Senhor. Embora não tendo comido os manjares do rei, nem mesmo tomado o vinho do palácio, ele foi honrado. Recebeu presentes do Rei e o cargo de governador da província da Babilônia.
 
        Você também quer ser presenteado e honrado? Lembre-se que “importa obedecer a Deus, não aos homens” (Atos 5:29)
 
        Tome agora a sua decisão, com firmeza...em nome de Jesus!
       
Pr. Pedro Noia e Igreja