Permaneça no Neguebe

TEXTO (Genesis 12:1-9)

 

Abrão, aos 75 anos de idade, recebe uma ordem de Deus para deixar a sua terra natal e partir, com sua esposa, em direção à terra prometida. O Senhor não lhe diz como seria a viagem, quantos dias, por onde passaria, nem o lugar exato onde estaria a nova terra, obrigando Abrão a Lhe obedecer incondicionalmente. Você também recebeu uma promessa mais não sabe como alcançá-la? OBEDEÇA !

 

No verso 9, Deus aparece para Abrão dando a ele a certeza que estaria presente durante toda a viagem. Da mesma forma Jesus nos diz (Mat 28:20) “Eis que estarei convosco todos os dias, até a consumação dos séculos”.

 

Também no verso 9, Deus reforça a promessa feita a Abrão, dizendo a ele que os seus filhos herdariam a terra prometida. Da mesma forma Paulo diz em 1Cor 2:9 “Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais passou pelo coração do homem, o que Deus tem preparado para os que o amam”. Você crê nesta promessa?

 

Finalmente, Deus leva Abrão para o Neguebe. Lugar desolado durante boa parte do ano. Não havia água, plantas, nem mesmo animais. Porém era neste ambiente inóspito que durante o período das chuvas, era inundado e transformado em uma região fértil e cheia de vida. Assim como Deus havia prometido que faria com a esposa de Abrão.

 

No verso 10, Abrão vive um período de escassez e grande fome e toma uma decisão que muda a sua sorte. Ele resolve buscar ajuda no Egito e neste instante, deixa de confiar na provisão de Deus, perde a sua fé e sai do lugar onde Deus transforma o estéril deserto em mananciais.

 

No verso 11-12, ele sente medo da morte. Sua decisão precipitada influencia emocionalmente a sua vida e o seu relacionamento com Deus. A Bíblia diz que ser amigo do mundo é tornar-se inimigo de Deus (Tg 4:4) Quando aceitamos ofertas impróprias e nos associamos com este mundo, rejeitamos a proteção do Senhor.

 

No verso 13, já fora dos planos de Deus, Abrão começa a mentir, e de uma certa forma, entrega o ventre da promessa, sua esposa Sarai aos deleites do Faraó.  O que você tem entregado ao inimigo para manter-se confortável?

 

 Saiba que Deus é contigo, e a promessa que Ele fez a você não foi revogada, continua firme. Então, permaneça no Neguebe, não saia da Sua presença, espere as águas das chuvas de Deus. Pois, como está escrito, ao cheiro das águas, brotará e dará os seus frutos... Creia nisto, em Nome de Jesus!

Pr. Pedro Noia e Igreja